top of page

Toxina botulinica na neurologia

A TOXINA BOTULINICA (POPULARMENTE MAIS CONHECIDA POR UM DOS SEUS NOMES COMERCIAIS (O BOTOX) É UMA PROTEÍNA PRODUZIDA PELA BACTÉRIA CLOSTRIDIUM BOTULINUM.

 

A TOXINA É INJETADA, NA NEUROLOGIA, EM UM MÚSCULO OU GLÂNDULA, AS TERMINAÇÕES NERVOSAS RECEBEM A TOXINA BOTULINICA QUE BLOQUEIA A LIBERAÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES ENVOLVIDOS NO MOVIMENTO DAQUELA MUSCULATURA, NA SECREÇÃO DE DETERMINADA GLANDULA OU NA CASCATA DA DOR. ISSO FAZ COM QUE O MÚSCULO ENFRAQUEÇA, A GLÂNDULA REDUZA A SALIVA OU A TRANSPIRAÇÃO OU A DOR MELHORE, POR EXEMPLO.

 

POR ESSE MOTIVO, PODE SER UTILIZADA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS QUE ENVOLVEM UMA CONTRAÇÃO MUSCULAR ANORMAL: COMO DISTONIAS, ESPASMO HEMIFACIAL, ESPASTICIDADE; OU AUMENTO DA FUNÇÃO DE DETERMINADAS GLANDULAS: COMO NO SUOR EXCESSIVO E HIPERSALIVAÇÃO E NO TRATAMENTO DA DOR, COMO NA ENXAQUECA CRÔNICA, DORES NEUROPÁTICAS LOCALIZADAS, COMO NA NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA, POR EXEMPLO.

 

APÓS A INJEÇÃO, DEMORA ENTRE 2-7 DIAS PARA COMEÇAR A FUNCIONAR, COM EFEITO COMPLETO APÓS CERCA DE 2 SEMANAS E, EM SEGUIDA, APÓS 2-3 MESES, ESSE EFEITO DESAPARECE GRADUALMENTE. AS INJEÇÕES PODEM SER REPETIDAS A CADA 3 A 6 MESES.


UMA MELHORA DE CERCA DE 50-90% PODE SER ESPERADA POR, PELO MENOS, 2-3 MESES. CASO A INJEÇÃO NÃO SEJA EFICAZ, PODE-SE CONSIDERAR ALTERAR A DOSE OU O LOCAL DA INJEÇÃO.

 

CASO VOCÊ SOFRA COM ALGUMAS DESSAS DOENÇAS, MARQUE UMA CONSULTA COM NEUROLOGISTA PARA AVALIARMOS SE HAVERIA INDICAÇÃO EM SEU CASO.

bottom of page