Dra, o que é essa tal de Doença de Parkinson?

Vamos falar um pouco sobre os sintomas dessa doença que é muito temida pelos pacientes que chegam ao consultório com queixa de tremor.

A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva que acomete diversas regiões do sistema nervoso central e periférico, levando a manifestações motoras (as mais conhecidas) e não motoras da doença.

Os sintomas motores são provocados por degeneração de neurônios que trabalham com um neurotransmissor chamado dopamina. E é em torno da reposição desse neurotransmissor que gira o tratamento medicamentoso da doença.

Ela pode ter história familiar positiva ou não (maioria dos casos). Os sintomas costumam iniciar após os 40-50 anos de idade, embora formas de início precoce (antes dos 40-20 anos) sejam observadas.

Os sintomas motores são: Bradicinesia associada a tremor de repouso e/ou rigidez muscular.

Bradicinesia é como chamamos quando o paciente apresenta uma lentificação dos movimentos que pode ser percebida ao andar, ao pegar um objeto e realizar tarefas simples como levantar-se de uma cadeira ou fazer trabalho manual com o membro acometido, nas próprias expressões faciais, redução do piscamento dos olhos, etc. Tremor de repouso é aquele que acontece quando o paciente está relaxado ou andando normalmente com os braços soltos ao lado do corpo e rigidez muscular é uma maior resistência a movimentação do membro, um enrijecimento daquele membro. Esses sintomas costumam iniciar-se de forma assimétrica, ou seja, acometendo inicialmente apenas um lado do corpo e então, de forma lenta e gradual, evoluindo para o acometimento do outro lado do corpo.

No decorrer da doença, os pacientes com Doença de Parkinson também acabam desenvolvendo desequilíbrio (Instabilidade postural) que pode levar a quedas.

Esses pacientes podem ainda apresentar dificuldade em deglutir, gerando engasgos, voz mais baixa (chamada hipofonia) e por vezes difícil de entender (chamada disartrofonia), além de alteração na escrita com letras cada vez menores (chamada micrografia).

Além de todos esses sintomas motores, os pacientes com Doença de Parkinson podem ainda apresentar sintomas não motores que podem interferir na vida do paciente tanto quanto os sintomas motores e podem ocorrer em qualquer fase da doença, alguns deles podendo iniciar anos antes do diagnóstico da doença. Os sintomas não motores vão desde constipação intestinal, transtornos do sono (como sonhos vívidos, insônia e sonolência diurna), depressão, esquecimentos e desatenção, a dores, alteração no olfato, fadiga, dentre outros.

E um recado para os pacientes que possuem Doença de Parkinson: A doença faz parte da sua vida, mas não deixe que ela comande a sua vida! Mantenha suas atividades rotineiras o máximo possível, mexa-se! Inclusive o exercício físico é mandatório para os paciente com Doença de Parkinson e, atualmente, é a única estratégia que, comprovadamente, é capaz de modificar a evolução natural da doença.

Caso apresente os sintomas descritos, procure o seu neurologista! Ele será o médico mais indicado para cuidar de você! 😊